ROCHAS SEDIMENTARES FONTES : Rochas sedimentares: o que são e exemplos Toda Matéria https://www.todamateria.com.br › Geografia › Geologia
As rochas sedimentares são um tipo de rocha formada por partículas sedimentares e matéria orgânica que se acumulam e são compactadas ao longo do tempo.
Essas rochas são caracterizadas por sua estrutura em camadas, chamadas de estratos, que se formam devido à deposição e compactação dos sedimentos (resíduos).
As rochas sedimentares podem conter fósseis e fornecer informações valiosas sobre a história geológica e biológica da Terra.
Encontramos esse tipo de rocha nos continentes e no fundo dos oceanos. Elas representam cerca de ¾ das rochas da terra.
Elas são provenientes de outros tipos de rochas que, com o passar do tempo, foram sendo constituídas pelo processo de erosão: pela ação do vento, chuva, gelo, mares, rios, dentre outros.
Por esse motivo, nesse tipo de rocha é possível encontrar diversos fósseis, ou seja, vestígios de seres vivos (vegetal ou animal) antigos.
Tipos de Rochas Sedimentares
Segundo a origem do processo de formação das rochas sedimentares, elas são classificadas em:
- Rochas Sedimentares Clásticas: oriundas do acúmulo de partículas de rochas já existentes. São exemplos o matacão, areia, silte e argila.
- Rochas Sedimentares Químicas: oriundas de restos de minerais e de processos químicos. Temos como exemplos os evaporitos, estalagmites e estalactites.
- Rochas Sedimentares Orgânicas: oriundas de restos de animais. Podemos citar de exemplos a turfa, o linhito e o antracito (tipos de carvão).
Exemplos de Rochas Sedimentares
Muitos tipos de rochas sedimentares são utilizados na construção civil, por exemplo:
- Areia
- Arenito
- Argila
- Sal-Gema
- Calcário
- Gesso
- Carvão Mineral
Importância das Rochas Sedimentares
As rochas sedimentares representam elementos importantes para pesquisas. São relevantes para os estudos sobre a variação ambiental ao longo do tempo, bem como dos aspectos geológicos que formam a estrutura terrestre.
Além disso, as rochas sedimentares apresentam grande importância econômica, uma vez que são utilizadas nas construções e como fontes de energia, por exemplo, o carvão mineral.
Comentários
Postar um comentário